Análise linguística da corrida presidencial: o que querem os candidatos?
Análise linguística da corrida presidencial: o que querem os candidatos?
Marine Laísa Matte e Simone Sarmento
Hey, você que ainda está indeciso sobre o voto no próximo domingo, ainda dá tempo de escolher em quem votar!!!
Primeiramente, convidamos você a observar as imagens abaixo:
Plano de governo de Jair Bolsonaro
Plano de governo de Ciro Gomes
Plano de governo de Fernando Haddad
As palavras em destaque (aquelas em tamanho maior) representam as mais frequentemente utilizadas exclusivamente em cada um dos três discursos. A elas damos o nome de palavras-chave. Mas o que elas indicam sobre as propostas dos candidatos dos três candidatos no topo do ranking das pesquisas de intenção de voto? Pois vamos aos fatos…
Jair Bolsonaro (PSL), Ciro Gomes (PDT) e Fernando Haddad (PT) lideram as pesquisas de intenção de voto. Aí vai o nosso questionamento a você, eleitor: como os planos de governo dos candidatos mencionados se diferenciam dos demais? Sobre quais assuntos incidem suas defesas, críticas e propostas? A fim de evitar achismos e opiniões infundadas, optamos por utilizar a Linguística de Corpus, abordagem que nos permite lidar com uma grande quantidade de textos, usar ferramentas computacionais para auxiliar na análise desses textos e chegar a resultados precisos em poucos segundos.
As palavras mais utilizadas na proposta de governo de Bolsonaro e que não apresentam usos significativos nos discursos dos demais candidatos são: Brasil, economia, países, corrupção, gás, bilhões, inflação, esquerda, escolhas e números. No entanto, evitando conclusões precipitadas, é preciso ampliar nosso olhar para os contextos de uso dessas palavras. Por isso, apresentamos alguns trechos do plano de governo do candidato Jair Bolsonaro (JB) em que as 10 palavras-chave são utilizadas. Nota-se que o plano de JB é mais uma repulsa à situação atual do que propriamente um plano de intenções. Chama a atenção o fato de a palavra esquerda estar entre as palavras-chave, corroborando a ideia de que seu plano é, na verdade, uma carta de repúdio.
Em relação ao plano de governo do candidato Ciro Gomes (CG), as 10 palavras-chaves mais frequentes diferem daquelas utilizadas por Bolsonaro. São elas: desenvolvimento, criação, empresas, emprego, estímulo, melhoria, implementação, estratégia, exterior e aprimoramento. Essas palavras possuem todas uma conotação de proposição, no sentido de que o candidato propõe mudanças para o país que visem ao aumento da oferta de empregos, principalmente. Atentando para os contextos em que tais palavras são utilizadas, a noção do plano de CG ser efetivamente uma proposta se confirma. Vejamos alguns trechos do discurso.

As 10 palavras-chave específicas do seu plano de governo de Fernando Haddad, são: Lula, governo, nacional, desenvolvimento, novo, reforma, investimentos, ecológica, campo e urbana. Assim, observa-se que o plano que ora apresenta ideias que repudiam uma situação, como nos casos dos contextos ligados às palavras Lula e governo e ora apresenta propostas pautadas em planos estratégicos de desenvolvimento do país. Confira em quais situações o candidato as utiliza:
Feita essa análise linguística pouco aprofundada mas muito ilustrativa, gostaríamos de deixar uma última mensagem: considere as propostas do seu candidato e reflita se de fato ele quer mudar o Brasil. #voteconsciente
Outubro de 2018








Comentários
Postar um comentário